Alerta

Calor exige atenção redobrada para evitar ataques de abelhas

"

Apicultor há mais de 40 anos, e integrante do S.O.S Abelhas, Darci Paulo Saul já sabe que nesta época do ano aumentam muito as ocorrências de ataques por abelhas. Segundo ele, isso acontece porque no começo do ano elas estão em plena reprodução.

Nesta sexta-feira, uma pessoa morreu picada pelos insetos em Restinga Seca. Em janeiro, o ataque de abelhas provocou a morte de dois praticantes de rapel em Maquiné, no Litoral Norte. Em novembro, dois alpinistas foram surpreendidos por um enxame quando faziam uma escalada em Andradas, no Sul de Minas Gerais.

_ As pessoas precisam tomar cuidado porque em dias mais quentes as abelhas ficam mais agitadas. Quem tem um fumegador pode usá-lo para fazer fumaça e afastar as abelhas. Quem não dispõe de um em casa, ao notar a presença dos insetos, deve deixar o ambiente, sem correria, e pedir ajuda _ afirma Saul.

Quem precisar de auxílio, pode chamar o serviço do S.O.S Abelhas pelos telefones 9977-3590 ou a Apismar pelo (55) 32111241.

De acordo com a zoóloga Betina Blochtein, diretora do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, a espécie Apis mellifera, conhecida como "africanizada" é um híbrido das abelhas africanas com outras trazidas da Europa.

- Nem as africanizadas, nem as mamangavas atacam espontaneamente, afinal elas morrem quando perdem o ferrão. As abelhas só atacam se sentirem ameaçadas. Elas usam a própria vida para defender a colmeia. Se o ninho for tocado, elas certamente vão colocar a vida em risco _ diz a especialista em ecologia de abelhas.

Todas as pessoas, alérgicas ou não, podem sofrer com as ferroadas de uma abelha. Betina diz que dez ferroadas já são suficientes para que alguém comece a entrar em choque.

Além da dor local, do inchaço e da coceira, o veneno pode entrar na corrente sanguínea. O ferrão é como um espinho com duas bolsas, que contém veneno. A sensação é de uma seringa injetando veneno por vários minutos.

Arrancar ou espremer são as formas erradas de retirar um ferrão, pois vão facilitar a injeção do veneno. O correto é tirar raspando para o lado, como se estivesse arranhando a pele com a unha. No entanto, se o ferrão atingir locais mais sensíveis, como a cabeça, pode espalhar o veneno antes de ser arrancado.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Preso suspeito de estuprar criança e adolescentes

Próximo

Condenado homem suspeito de matar cliente da namorada que é prostituta

Geral